sexta-feira, 30 de maio de 2008

Estaremos neste mercado??

Há grande parte da população brasileira, não tem o hábito para a leitura. Mas não é por falta do que ler. Basta passar em uma banca de revistas espalhadas pelos bairros ou mesmo nas grandes livrarias e, bibliotecas que surgiram pelo país, nos últimos anos, para ver que a produção de livros e revistas tem crescido bastante.


A pesquisas que mostram que o mercado profissional para o para o produtor editorial,vem crescendo a cada dia, profissional encarregado de criar um produto editorial, desde a sua concepção, passando pela análise do potencial do mercado consumidor até as características físicas, como tipo de letra, cor da capa, tamanho dos textos etc. E, quando se fala em produto, hoje, não se pensa mais apenas em impressos do tipo livros, jornais e revistas. As tecnologia inovadoras criaram novas formas de conteúdo, como os CD-ROMs e as páginas da internet , O produtor editorial pode atuar em várias frentes, mas terá sempre uma visão de conjunto do processo.


Nos como grandes profissionais também podemos dar sua contribuição com a parte gráfica. Novamente como menciona na pesquisa, como existem poucos profissionais com essa formação específica no Brasil, para atuar neste campo de mercado boa parte dos estudantes consegue emprego já no terceiro ano da faculdade. E hoje, com a explosão dos sites na internet, as oportunidades de trabalho aumentaram.


Sim a vagas, mas neste mercado competitivo, onde as profissões tendem a engolir uma as outras, estamos sempre disputando, não apenas com nossos colegas de classe (de curso), mas sim com os cursos “parecidos” e com os profissional que não possuem formação acadêmica, mas com uma grande carga de conhecimento profissional.


Para encararmos este mercado de igual para igual, temos de fazer uma ótima formação acadêmica, para poder competir e desfrutar deste mercado tão competitivo.

Nenhum comentário: